O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que deve se reunir com o líder russo, Vladimir Putin, “dentro das próximas duas semanas”. O encontro, que Trump disse ser em Budapeste, na Hungria, ocorre após uma conversa telefônica descrita como “muito boa” e “produtiva”.
A Prioridade: Paz na Ucrânia
Trump enfatizou que a prioridade é encontrar uma solução para o conflito.
“Acho que teremos sucesso em terminar a guerra na Ucrânia”, declarou, alertando que o conflito “poderia culminar em uma Terceira Guerra Mundial”, mas assegurando que “isso não vai acontecer”.
O Presidente americano também confirmou que se encontrará separadamente com o líder ucraniano, Volodimir Zelenski, nesta sexta-feira na Casa Branca.
Sanções e Mísseis Tomahawk
Durante a conversa com Putin, Trump revelou ter discutido a possibilidade de enviar mísseis Tomahawk à Ucrânia, questionando ironicamente o líder russo: “Você se importaria se eu desse alguns milhares de Tomahawks à sua oposição?”. Trump acrescentou que Putin “não gostou da ideia” dos mísseis, que são “incrivelmente destrutíveis”.
Trump também ponderou que talvez “o momento não seja o mais adequado” para avançar com novas sanções contra a Rússia, devido às tentativas de negociação para um cessar-fogo.
Outros Tópicos
O Presidente também comentou a crise no Oriente Médio, afirmando que “alguém agirá contra o Hamas se necessário, sob os auspícios dos Estados Unidos”, e falou sobre a necessidade de resolver o shutdown governamental, dando prioridade a questões de saúde.


