O primeiro leilão para concessão de um canal de acesso a porto no Brasil — o do Porto de Paranaguá (PR) — será realizado em 22 de outubro, na B3, e já atrai grande interesse.
O diretor geral da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário), Frederico Dias, informou que pelo menos sete grupos privados, incluindo empresas de engenharia, nacionais e internacionais, devem participar da concorrência.
O que o vencedor terá que fazer?
O grupo vencedor será aquele que oferecer a menor tarifa de acesso e terá a obrigação de realizar investimentos estimados em R$ 1,2 bilhão ao longo de 25 anos. As melhorias visam aumentar a capacidade e a eficiência do porto, que foi o segundo do país em movimentação de cargas no primeiro semestre.
As principais obrigações incluem:
- Aumento do Calado: Ampliar o calado (profundidade) do porto de 13,3 metros para 15,5 metros a partir do quinto ano de concessão.
- Melhorias Estruturais: Fazer a ampliação e o alargamento do canal, o alargamento da bacia de evolução (área de manobra) e o aprofundamento da área de fundeio.
- Serviços Complementares: Investimentos em sinalização náutica, batimetria e programas ambientais.
Com o aumento do calado, o Porto de Paranaguá poderá receber embarcações maiores, aumentando significativamente a produtividade portuária.
É só o começo
O leilão de Paranaguá é o primeiro de uma série. A Antaq planeja conceder canais de acesso em outros portos estratégicos, como Itajaí (SC), Santos (SP), Rio Grande (RS) e um porto na Bahia.





